Friday, August 6, 2010

Aotearoa - A terra da grande nuvem branca.


Duas ilhas, 268.000 km quadrados.
Um pouquinho de história não faz mal a ninguém. Ainda mais que a da Nova Zelândia é bem curta. Na verdade a mais curta de todas já que esta foi a ultima porção de terra a ser tocada pelo ser humano. No período pré histórico, quando os super continentes ainda estavam se movendo para formar a Austrália, Ásia e América do Sul  uma porção de terra, que hoje é a ilha sul, ficou separada do resto do mundo antes que houvesse qualquer migração de seres humanos ou mamíferos. Depois algumas erupções vulcânicas formaram a ilha norte e aí estava a Nova Zelândia, prontinha para ser descoberta, muito, mas muito tempo depois.

Moa, o maior galeto que você já viu.
Réplica de uma canoa polinésia. 
Enquanto isto os pássaros que já existiam ou que migraram para cá levavam um vidão. Sem nenhum predador e abundância de alimentos deixaram de voar. O maior deles era o moa, parecido com um avestruz  podia chegar até quase três metros de altura. 
Existe muita controvérsia se a primeira migração de polinésios aconteceu antes ou depois de 1000 DC. A lenda é muito bonita e a gente volta a falar dela depois, mas o mais certo é que  por volta de 1340 DC umas vinte famílias vindas da polinésia em grandes canoas avistaram no horizonte aquelas ilhas magníficas, cobertas com uma fabulosa vegetação que contrastava com  enormes formações de nuvens brancas e fizeram exatamente como eu tantos séculos depois, se apaixonaram pelo lugar e foram logo se espalhando. Pra coisa ficar oficial deram um nome pra terra nova,  Aotearoa, a terra da grande nuvem branca. 
As mais bonitas paisagens.
Foi quando a moleza dos moas  e tantos outros animais que ficavam por aqui acabou. O pessoal caiu de boca naquele galeto super desenvolvido e era churrasco de moa todo dia. A ponto de acabarem com o bicho em menos de 200 anos. Até que durou bem,  o coitadinho, porque se naquela época já tivesse rugby e cerveja ele não tinha durado nem 100. Depois foram os animais que eles trouxeram, como o cachorro, o porco e o rato, sendo que este ninguém queria trazer mas veio assim mesmo, clandestino safado,  que fizeram a festa atacando várias espécies que não estavam acostumadas a presença de predadores. Nos primeiros vinte anos de ocupação humana, pelo menos umas dez espécies de pássaros dançaram. Muita coisa mudou a partir dali, inclusive os polinésios que evoluíram para a grande nação Maori. Quando os primeiros europeus chegaram, por volta de 1600 DC, já eram mais de cem mil. Um pessoal muito bacana mas meio invocadinho e chegado a ensopado de gente no cardápio.

Mas depois a gente continua que agora estão me chamando, o almoço está na mesa, moa com kumara, (batata doce),  servidos ???                                                        
EMAIL: r1draghi@gmail.com    SKYPE: r1draghi

No comments:

Post a Comment